Saiba como maximizar as suas ações para localização de inadimplentes

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A localização de inadimplentes rápida e assertiva pode melhorar os resultados da sua empresa!

Há alguns anos atrás, nosso país entrou em uma profunda crise que se espalhou por muitas das famílias brasileiras.

Hoje vivemos uma consequência dessa crise, tendo em vista que existe mais de 62 milhões de pessoas inadimplentes segundo uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian em janeiro de 2019.

É possível que através disso, sua empresa tenha sofrido ou ainda sofre grandes prejuízos com falta de pagamentos.

Mas como conseguir passar por cima desse grande problema ou antever soluções que possam ajudar a sua empresa a se prevenir? No post de hoje daremos dicas de como reduzir o número de inadimplência com algumas ações pontuais, confira:

 

Uma empresa de sucesso precisa estar sempre preparada para algum imprevisto.

É importante que fiquem atentas a todo e qualquer problema que possa aparecer. Isso também inclui ficar de olho na saúde financeira do cliente.

Saber se seu cliente é um bom pagador não é uma questão de invasão de privacidade, como pode parecer em um primeiro momento, mas sim uma medida preventiva.

Você sabia que a falta de comunicação entre uma empresa e consumidor pode ser um motivo de inadimplência?

Isso ocorre com mais frequência do que você pode imaginar.

Uma das principais dificuldades de uma empresa de cobrança, não é a cobrança em si, mas sim, localizar seus clientes devedores.

Deve-se sempre ter uma boa estratégia de localização de devedores para levar em consideração diversos fatores e informações que podem ser colhidas antes ou após a venda ou do empréstimo ter sido realizado.

 

A importância das informações na busca de pessoas e empresas

Quando você busca informações de uma pessoa ou empresa, seja para venda ou cobrança.

É necessário entender o motivo do contato e a relevância que cada canal de comunicação possui.

Se o objetivo do seu contato é cobrança, então o melhor meio de comunicação é o telefone ou o celular. Em casos de telefone fixo, existe a possibilidade de você usar os números de pessoas relacionadas a ela.

 

Quais ações tomar no caso de localização de inadimplentes?

Até agora demos algumas dicas de como evitar a inadimplência de seus clientes.

Mas o que deve ser feito quando os mesmos já se encontram inadimplentes em sua carteira? Confira abaixo algumas dicas que separamos:

Buscas em sites de pesquisa

É uma alternativa considerada útil até certo ponto. Realizada através da busca de dados pelo nome, consegue te ajudar em alguns casos, pois na maioria das vezes não é possível encontrar dados mais exatos, como telefone e endereço.

Pesquisa no Detran

Se a pessoa que você está tentando localizar possui algum veículo registrado em seu nome, é possível localiza-la através da placa do carro ou do RENAVAN. Porém esse método costuma ser mais caro do que os outros. Na maioria dos casos se torna inviável.

Averiguação nos cartórios

Você pode realizar uma pesquisa de informações de crédito, porém, além do gasto ser maior, pode encontrar algumas dificuldades para acessar certos dados, principalmente, pelo fato dos contatos estarem desatualizados.

Empresas especializadas em consulta de informações

Dos métodos citados acima, esse é considerado o melhor, tendo em vista a reunião de dados de fontes públicas ou privadas que essas empresas possuem. Assim, possibilitando diversas informações dos devedores.

Essas empresas se destacam por ter um sistema cadastral atualizado e confiável, além da resposta imediata para a sua consulta.

 

Enriquecimento de dados

A essa altura, você pode estar se perguntando ‘Tá, mas o que eu posso fazer quando já possuo uma base de dados?’. Certo, sabemos que uma base de dados não se qualifica somente pelo tamanho. Sua base precisa estar atualizada com dados atualizados para assim alcançar seus clientes de maneira rápida e eficaz.

Existem ferramentas no mercado que podem enriquecer e higienizar sua base com todas as informações necessárias para realizar um contato.

Conheça o DataFour!

Como reduzir inadimplentes

A aprovação de créditos para clientes pode aparecer em alguma ação para aumento de vendas. Afinal, quanto mais opções de pagamento um cliente tem, maior a chance de venda.

Não que isso seja um erro, porém se torna um quando começa a fazer isso de forma não planejada, disponibilizando crediário próprio e recebendo pagamentos em boleto ou cheque apenas para agradar o consumidor sem calcular o impacto no caixa.

Por isso a melhor solução para esse tipo de problema, é sempre a prevenção.

Confira algumas ações que podem ser tomadas:

Se informe sobre seu cliente

É imprescindível ter informações sobre seus clientes, desde documentos e contatos. Porém, apenas essas informações não ajudam muito na hora de finalizar uma venda. Se previna com antecedência obtendo informações de histórico de compras e pagamentos.  Com essa informação, bons pagadores podem ter benefícios e aí sim você começa a aumentar as vendas com inteligência.

Construa um bom relacionamento

Mais do que atrair clientes, a concessão de créditos deve conter uma estratégia para fidelizá-los. Assim, a ação de construir um bom relacionamento pode ser decisiva para vender mais e até mesmo, se for o caso, cobrar o cliente por alguma dívida. Não é recomendável que sua empresa libere créditos ou feche negócios de alto valor logo de primeira. Primeiro deve se construir uma relação de confiança para tal feito.

Como realizar uma cobrança sem se prejudicar

Mesmo aplicando as ações citadas acima, não há 100% de garantia que sua empresa não irá tomar algum prejuízo com um cliente devedor.

Por isso dentro da sua estratégia deve conter ideias de cobrança.

Quanto mais tempo sua empresa levar para identificar um pagamento, mais difícil será para se livrar do prejuízo.

Quando uma companhia conta com um gerenciamento financeiro e um sistema de gestão adequado, fica difícil de um cliente sair do seu campo de visão.

Quando se detecta esse tipo de situação, é hora de pensar com calma e agir com cautela na hora de cobrar esse devedor.

Apesar desse cliente estar nesse tipo de situação, lembre-se que existem vários fatores para ter chegado a esse ponto.

Então sua equipe de cobrança deve trabalhar da melhor forma possível para não perder uma futura venda ou até mesmo perde-lo como cliente.

Previna-se tomando as ações abaixo como exemplo:

  • Qual o atraso máximo tolerado
  • Como o cliente será abordado e por quais canais
  • Quais serão as penalidades aplicadas, como multas, juros e registro em órgãos de proteção ao crédito
  • Que critérios serão adotados para a renegociação do débito
  • Quais medidas extrajudiciais e judiciais serão tomadas
  • Quais serão os prazos para execução de cada uma das etapas previstas.

 

Soluções UnitFour

Para fazer a localização de inadimplentes, renegociação de dívidas e levantar as receitas as empresas de cobrança necessitam de uma ferramenta que possua dados atualizados para uma comunicação efetiva e procurar devedores.

Por isso o ideal é contar com uma empresa especializada em localização de inadimplentes que busca constante atualização e oferece um serviço personalizado para as necessidades de seu negócio.

 

InTouch

Uma ferramenta de busca e localização de dados cadastrais.

Disponível em duas versões: navegador de internet ou integrado em seu sistema via WebService. O cliente escolhe o tipo de consulta que quer fazer para obter dados atualizados.

Dados de localização, situação cadastral, óbito e perfil sociodemográfico são alguns dos dados possíveis de obter dentro do InTouch.

Dessa forma, antes de você fechar algum negócio, liberar créditos ou ações afins, consultando o InTouch é possível obter dados valiosos para sua própria segurança.

Se sua empresa passar pelos problemas citados acima, lembre-se, isso é mais comum do que você pode imaginar.

Mas principalmente tenha em mente que existe uma empresa com ferramentas pioneiras no mercado que podem ser a solução que você tanto precisava.

 

Ficou curioso em saber como a Unitfour pode ser a solução para seus problemas no ano de 2019? Então entre em contato conosco. Possuímos uma equipe de atendimento preparada que pode te auxiliar com suas possíveis dúvidas.

 

(11) 3093-2665 – contato@unitfour.com.br

 

Equipe UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.

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