Dicas de cuidados para planejar sua estratégia de cobrança

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Como saber se estar na hora de revisar sua estratégia de cobrança?

Sabia que, de acordo com os indicadores de Inadimplência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o Brasil encerrou o ano de 2018 com um avanço de 4,41% no número de consumidores com contas em atraso, na comparação com 2017.

Fazer um planejamento rico em ações estratégicas é importante para garantir a lucratividade do seu estabelecimento.

Se você está com dificuldades de conseguir um retorno rentável positivo, é bom ficar alerta!

E por onde começar a planejar sua estratégia de cobrança?

Sabemos que cobrar clientes inadimplentes não é tarefa fácil.

É um trabalho que exige dedicação, tolerância e uma dose extra de flexibilidade para sair das dificuldades.

É importante pensar em como deixar sua equipe preparada para diversas situações que envolvem o consumidor e suas dúvidas.

Todo processo exige técnicas para chegar ao caminho do sucesso, mas engana-se quem acha que esse caminho precisa ser difícil. Na verdade, com mudanças acessíveis já é possível criar táticas inteligentes e perfeitamente descomplicadas.

Para começar a atingir melhores resultados, é indispensável conhecer cada um dos seus consumidores, garantir que cada dado que sua empresa tem sobre os clientes está correto, ter acesso a informações seguras e mostrar, de forma clara e objetiva, as opções de pagamento.

Ficou interessado em como desenvolver uma estratégia realmente rentável?

Confira nossas 7 dicas para otimizar sua cobrança e garantir o sucesso da sua equipe:

  • Tenha empatia

Coloque-se no lugar do outro.

 Por mais óbvio que possa parecer, é extremamente essencial ter empatia com a situação do outro.

É sua função mostrar opções para resolver a dívida, então nada mais inteligente que entender o seu consumidor e tratá-lo de forma especial.

Imagine que quem está devendo pode realmente está em uma situação complicada e não consegue fazer um planejamento para acabar com a dívida.

Essa é a oportunidade de criar um bom relacionamento, mostrar as opções que sua empresa pode fornecer e ganhar a confiança do outro, que, por sua vez, ficará interessado e seguro em fazer o pagamento.

Coloque-se na mesma situação que o seu cliente, saiba falar e também ouvir, pois só conhecendo exatamente todo o contexto, você poderá oferecer soluções eficazes para o problema.

  • Crie uma régua de cobrança

Esteja presente no dia-a-dia do seu cliente.

 Pense em como se fazer visto pelo seu cliente, estar presente e próximo para facilitar o caminho.

Organize seu calendário para se aproximar de seus clientes, você pode fazer ações de comunicação com sua carteira de clientes em datas específicas com lembretes sobre a dívida, data de pagamento, aviso de suspensão e acordos.

Verifique todos os dados que você possui sobre a dívida, avisos gerais e dias limites, assim você ficará preparado para fazer uma ação diferenciada.

Isso aproxima seu consumidor, que terá um aviso totalmente personalizado e humanizado e assim ficará mais confortável em fazer o retorno e começar uma negociação.

Veja mais em: http://noticias.unitfour.com.br/2019/05/28/enriquecimento-de-dados-fator-essencial/

  • Localizar, informar e resolver

Não deixe escapar nenhuma informação.

É muito importante conferir os dados do cliente e consultar a dívida. Pois, como já falamos, quanto mais informado sobre o cliente, mais preparado você estará.

Mas, a vida acontece, não é mesmo?
As pessoas mudam de endereço, podem casar e mudar de sobrenome. Ou, o cliente já pode ter tentando um acordo anterior que não finalizou o pagamento e a dívida pode ter crescido, ou diminuído.

Enfim, muitas situações podem prejudicar o seu acesso aos dados do cliente e da dívida e como resolver?

Fácil!

Sua base de dados precisa estar sempre atualizada, de forma segmentada e assertiva, logo, é indispensável higienizar, enriquecer e tratar sua base de dados eliminando o problema de dados desatualizado e incompletos para ficar munido de bons argumentos e informar sobre a dívida corretamente e

Chegar a estratégia de cobrança precisa ser um processo eficaz e inteligente.

Veja mais em: Atualização cadastral: Saiba porque sua empresa precisa investir!

  • Ofereça opções de pagamento

Enriqueça sua estratégia de cobrança.

 Uma vez que você conquistou a confiança do seu cliente, é importante oferecer facilidades para solucionar a dívida.

Afinal, você já entendeu que em muitos casos, a inadimplência acontece por falta de condições financeiras e não por falta de vontade de quitar o débito.

Faça três perguntas bem transparentes ao seu cliente para ajudar a planejar o pagamento:

  • Você sabe o tamanho da sua dívida atual?
  • Em quanto tempo você conseguiria eliminar a inadimplência?
  • Quanto você pode pagar por mês?

Com as respostas, você pode criar um cenário mais estratégico e oferecer as opções de pagamento para parcelamento dentro da realidade do cliente.

É claro que será maravilhoso se o cliente puder pagar à vista – inclusive, é altamente recomendável oferecer essa possibilidade com descontos no valor total da dívida – mas, é essencial mostrar todas as alternativas mais atrativas.

Quando for sugerir, tenha em mente que precisa ser benéfico para ambos os lados. Só assim você chegará em acordo e eliminará o débito.

  • Use a tecnologia ao seu favor

Fortaleça sua base de dados.

Já que é necessário criar uma rotina de localizar, informar sobre a dívida e oferecer as opções de pagamento, seguir esse roteiro não precisar ser algo difícil, mas, para isso, é necessário manter sua base de contatos ativa e organizada.

Tenha em mente que se não conseguir localizar o inadimplente rapidamente ou não ter acesso aos valores corretamente, pode prejudicar toda essa estratégia de cobrança que você está construindo.

Sendo assim, automatizar a atualização cadastral do seu negócio é importante pois além de dar mais agilidade no dia-a-dia também permite que nenhum dado seja cadastrado ou atualizado incorretamente.

Veja mais em: http://noticias.unitfour.com.br/2019/05/23/higienizacao-de-dados-unitfour/

  • Independente da pergunta, tenha sempre soluções na ponta da língua

Entenda a dor do seu cliente.

É normal, em uma negociação, surgir muitas dúvidas do cliente e para você sobressair, esteja seguro das respostas!

Uma vez que você já tem acesso a todas as informações necessárias do cliente, fica mais fácil criar bons argumentos e tirar qualquer incerteza do caminho.

Pense em perguntas e respostas que costumam aparecer com mais frequência e crie estratégias para cada uma delas.

Além do mais, mostrar as melhores alternativas, passará segurança ao seu cliente.

Bons acordos podem surgir, esteja aberto e preparado para cada um deles.

  • Crie um script, mas não robotize sua equipe

Crie relações.

 Ao treinar sua equipe frise que por mais que situações de cobranças sejam parecidas, trabalhamos com diversos tipos de pessoas, por isso que a necessidade de estabelecer um bom relacionamento com cada consumidor individualmente, é urgente.

Seja educado não só em palavras, mas também em ações

Explique detalhadamente a dívida, mostre que você fez uma boa pesquisa sobre os dados do consumidor e do débito.

Uma vez que o cliente perceber que o atendente estar a par da situação, ele ficará seguro, se sentirá importante e muito mais à vontade para uma negociação.

Tem dúvida? Pergunte!

Pesquise, pesquise e pesquise.
Não deixe nenhuma informação sobre o cliente fora da sua base de dados, essa é a maneira mais correta de chegar a um bom acordo.

Dentro do seu script, crie perguntas para aquele determinado cliente, pode ser algo específico sobre a dívida, ou alguma mudança recente que você notou.

Ao fazer as perguntas personalizadas, você também tem a oportunidade de criar um vínculo afetivo com o cliente; quando seu cliente se sente valorizado, ele baixará a guarda e estará pronto para ouvi-lo.

Cobrar inadimplências pode ser extremamente estressante, tanto para quem cobra, quanto para quem é cobrado.

Ter a mãos as informações mais importantes é a maneira mais inteligente de humanizar o atendimento e oferecer soluções personalizadas.

Afinal, quando lidamos com pessoas, nada precisa ser engessado. Pelo contrário, quanto mais específico, mais certeiro.

E como seu negócio pode se destacar em frentes aos concorrentes?

Otimização é a palavra-chave!

Nossos produtos foram elaborados com alta tecnologia para garantir objetividade, prontidão e segurança para auxiliá-lo.

Como a UnitFour pode te ajudar?

Uma das vantagens de ser cliente Unitfour é que juntos podemos encontrar a solução certa para melhorar sua organização e otimizar seu tempo.

Com os dados corretos é possível garantir a assertividade, por isso que o fortalecimento de dados é tão importante para o posicionamento correto de sua empresa.

Na hora de ofertar seus serviços e produtos, é necessário conhecer o dimensionamento do seu mercado junto com sua comunicação que precisa ser clara e objetiva para chegar corretamente ao seu cliente.

Além disso, é importante proteger seu negócio com um bom sistema antifraude.

Nossos produtos:

  • Datafour – Enriquecimento e higienização de dados em lote.

Sistema criado para acabar com os problemas de dados incompletos ou desatualizados.

  • InTouch – Sistema de Localização.

Ferramenta desenvolvida para proporcionar acesso rápido e dinâmico a dados cadastrais atualizados.

  • CheckApp – Quiz de confirmação cadastral com o melhor medidor de probabilidade de fraude.

Sistema para evitar prejuízos e burocracias para o seu negócio evitando possíveis fraudes e detectando atitudes suspeitas.

O mercado está em constante mudança e altamente competitivo. Por isso, acreditamos que a diferença para se destacar está em ter as informações mais corretas e completas.

 

Quer saber mais? Entre em contato: (11)3093-2665 ou pelo e-mail: contato@unitfour.com.br.

 

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