Conheça a importância do Score de Cobrança!

A inadimplência atualmente atinge 39% da população adulta, no caso, o popular “nome sujo” acontece quando uma dívida é assumida e não é paga. 58,3 milhões de consumidores encerraram 2016 na lista de negativados, segundo pesquisa do SPC Brasil e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

A melhor forma de tornar o processo de cobrança mais eficiente é por meio da implementação do conceito de Score de Cobrança, que permite prever a probabilidade de um devedor quitar suas dívidas, escolher e distribuir os clientes por equipe, tornando a operação mais produtiva.

Mas, o que é o Score de Cobrança?

O score é um índice numérico, que tem como objetivo ajudar as empresas a realizarem análises de probabilidade de pagamento de clientes, com menor custo, maior agilidade e segurança.

Essa pontuação é definida a partir de dados cadastrais, restrições atuais ou antigas, e entre outras informações que geram uma escala de probabilidade de pagamento. Nessa escala, os clientes que possuem as menores notas são classificados como “probabilidade alta de pagamento” e os com as maiores classificações são aqueles onde a possibilidade de pagamento poderá ser mais dificultada.

Atualmente muitas empresas de cobrança, bancos e instituições financeiras no geral, que trabalham com a negociação de dívidas também usam o score.

Por que utilizar o Score?

Um dos principais objetivos de uma empresa de cobrança é a negociação de dívidas. Com o score é possível analisar, por exemplo, todos os devedores que constam na carteira desta empresa e suas classificações, ou seja, se existe ou não uma probabilidade dos mesmos quitarem suas dívidas.

A partir do momento que uma empresa de cobrança tem acesso ao ranking de probabilidade de pagamento – o score, ela pode utilizar essas estatísticas ao seu favor e transformar em resultados, além de montar ações focadas em clientes que possuem rankings mais baixos e executar diversas estratégias para a negociação.

Com o score também é possível:

  • Uma maior performance das operações, pois garante maior agilidade, uma vez que os clientes com probabilidade de pagamento são destacados;
  • A redução de custos, já que não será necessário entrar em contato com toda a carteira de clientes e tentar a negociação de dívidas. É possível montar equipes, de acordo com o ranking dos clientes por exemplo.

Como a Unitfour pode te ajudar?

Uma base de dados atualizada e ‘scorada’ também é fundamental para a produtividade de uma empresa de cobrança, garantindo maior agilidade e tornando as abordagens mais assertivas.

A UnitFour estabelece um padrão de qualidade para base de dados que garante segurança em suas tarefas comerciais cotidianas. Disponibilizamos ferramentas que podem ser acessadas via WebService e com atualização de dados em grandes lotes para maior agilidade em suas campanhas de cobrança.

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Equipe UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.

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