Entenda a importância do dimensionamento de mercado na abertura de novos negócios.

A gestão de um novo negócio é uma experiência desafiadora e muito interessante, que nos faz pensar em várias possibilidades. São inúmeros os caminhos que podem ser seguidos: você pode lançar um produto novo, abrir uma filial, ser um franqueado entre outras opções.

Mas, antes de colocar tudo isso em prática, é importante organizar as ideias, colocar tudo em seu devido lugar para fazer um trabalho objetivo e com mais chances de prosperar. Para que tudo saia de acordo com o planejado, é necessário fazer uma pesquisa de dimensionamento de mercado para dar passos precisos e investir com a certeza do retorno financeiro.

Conhecer o tamanho do mercado, saber qual o perfil do seu cliente e identificar oportunidades são passos imprescindíveis para o seu negócio. Por isso o dimensionamento de mercado é tão importante, pois é possível atribuir essa ferramenta como uma visão macro do ambiente mercadológico, que possibilita tomadas de decisão, buscando encontrar mais fontes de lucro para a sua empresa.

Esse tipo de pesquisa tem como objetivo a tomada de decisões estratégicas que ajudará a conhecer e a entender seus potenciais clientes, assim como seus concorrentes e analisar as pessoas que realmente querem pagar pelos serviços ou produtos que você oferece.

Primeiro, é importante que se defina o problema, quais são os objetivos da pesquisa e como seu plano será desenvolvido. Através da coleta e análise de informações é mais fácil identificar o que as pessoas precisam e pelo que elas estão dispostas a pagar.

Existem duas formas possíveis de realizar a pesquisa de dimensionamento, no caso de forma qualitativa ou quantitativa.

Se optar pela pesquisa qualitativa, uma amostra do seu trabalho ou produto deve ser apresentada para possíveis consumidores e eles avaliarão imediatamente após o uso. Já na quantitativa, trabalha-se com indicadores numéricos que seguem critérios estatísticos. Dentre algumas das vantagens da utilização desse método estão a coleta e medida de opiniões, preferências e atitudes.

Antes de iniciar a pesquisa, defina seus objetivos e quais respostas você está procurando. Escolha o melhor método e pense no que você precisará para fazer a pesquisa.

Ao definir um público-alvo, pense nas pessoas para as quais você pretende oferecer seu produto. Quanto mais informações tiver sobre elas, melhor será sua situação. Identifique suas características gerais, como idade, sexo e renda; depois identifique os interesses e comportamentos, como a frequência que o público-alvo utiliza seus serviços e onde costumam adquiri-lo.

Saiba também quem são seus concorrentes, pois assim você conseguirá identificar as deficiências e vantagens que eles oferecem e, a partir daí, definir seus próprios pontos fracos e fortes.

Como a UnitFour pode te ajudar?

A Unitfour conta com equipe de analistas disponíveis para desenvolver e executar tarefas específicas e personalizadas para o seu negócio. Temos a solução certa para identificar o segmento de mercado mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar o desempenho de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e realizar a segmentações de perfis para análises estratégicas, auxiliando a sua empresa na implantação de novos negócios ou migração de ponto comercial.

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