Aprenda a lidar com clientes inadimplentes.

Enfrentar a inadimplência é uma tarefa difícil e muito delicada. Difícil porque é preciso criar políticas internas bem elaboradas nesses casos, além de adotar uma série de outras medidas, como a contratação de um serviço de cobrança recorrente eficaz, por exemplo.

Por outro lado, é delicada porque estamos falando de clientes, que têm direitos e podem ser constrangidos no ato de cobrança caso ela seja de maneira agressiva.

Uma empresa não existe se não tiver clientes. Pode até existir fisicamente, mas não vai durar muito tempo se os clientes não aparecerem ou se desistirem de voltar.

Por esse motivo existe essa compulsão em relação aos empresários por conquistar, reter e encantar clientes. E, se possível, transformá-los em defensores assíduos da marca.

Com a crise financeira, o fantasma da inadimplência assombra ainda mais os gestores. De acordo com o SPC Brasil, o número de consumidores inadimplentes cresceu e já atinge 57 milhões de brasileiros. Dessa forma, tanto os gestores que atuam com pessoas físicas quanto aqueles que prestam serviços para outras empresas enfrentam o perigo de não receberem em dia.

Em momentos como esse, um cliente inadimplente hoje pode se tornar um “Key Account” estratégico no futuro. E cabe somente ao gestor de uma empresa ter isso em mente antes de tomar atitudes precipitadas.

Por esse motivo, listamos abaixo algumas dicas para que você aprenda a lidar com seus clientes inadimplentes. Confira:

Prevenção: Conte com algum serviço de consulta de crédito. Com ele você pode conferir se existem pagamentos pendentes no nome da pessoa ou empresa, protestos, entre muitas outras informações. Afastar os maus pagadores é o primeiro passo para evitar dores de cabeça no futuro com a cobrança. O ideal é verificar com frequência a situação do cliente, uma vez que ela pode mudar.

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Cobrança: A cobrança deve ser realizada com muito cuidado. Para começar, tenha algum sistema para o envio de notificações automática para os clientes, avisando sobre os prazos de pagamento em um período razoável. Além disso, a notificação também deve ser feita em caso de atrasos, sempre de maneira cordial, mas deixando claro que o atraso tem suas consequências — normalmente é estipulado em contrato a cobrança de multas.

Negociação: Existem muitas formas de conduzir essa parte do processo. Tudo vai depender do que você planejou lá atrás, ao analisar o perfil de relacionamento com o cliente e a situação do mercado. As negociações costumam incluir abono de multas ou juros, parcelamento ou mais prazo para realizar o pagamento.

Premiação: Um passo muito importante para atingir seu objetivo é criar premiações para os bons pagadores. Essa estratégia é antiga e costuma dar muito certo. Normalmente, o que muitas organizações fazem é ceder descontos caso o pagamento seja feito antes do vencimento. A premiação é uma forma de estimular os seus clientes a pagarem em dia, e também ajudar a melhorar o relacionamento.

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