Big Data e Estratégia de dados: conheça as principais tendências para 2017

Certamente hoje é possível ter o controle de quais dados se tem dentro da empresa, enquanto outros estarão fora.

Aproveitar e fazer uso de dados, conseguir novas formas de aumentar receitas e reduzir custos é o objetivo deste ano. A consolidação do trabalho integrado entre tecnologia e a área financeira, responsável por agregar mais valor ao negócio, também exigirão atenção em 2017.

A maioria das empresas hoje já possui os dados que necessitavam para trabalhar. O desafio agora é gerar real valor dessa informação. A verdade é que a análise de dados vai muito além de gráficos e telas bonitas. É necessário coletar os dados, armazená-los, garantir sua segurança, dar acesso a eles, mobilidade e ainda promover o reuso.

Essa é a grande questão do Big Data onde não basta apenas ter dados, o importante é saber usá-los e, principalmente, compreender os motivos que levam este conceito a contribuir para o cotidiano de grandes e pequenas empresas, governos e demais instituições.

Graças à pressão das companhias para concretizar a transformação digital nas empresas, as áreas de negócios estão mais adiantadas que as de tecnologia. Isso exige que o TI tenha uma postura dedicada ao negócio tradicional, mas que também tenha foco em inovação.

O verdadeiro Big Data vem das máquinas e o armazenamento dessas informações transforma a tecnologia da informação em verdadeiras empresas de inovação social, que busca soluções para beneficiar os negócios e fazer o melhor para a sociedade.

Tal fator merece destaque já que a partir deste ano a maior parte dos dados será gerada pelas máquinas, e não por pessoas. Serão sensores, câmeras de segurança, aparelhos de saúde, entre outros, as principais fontes de informação.

É possível perceber que com o Big Data a empresa será ajudada a ser grande o suficiente para atender todos os seus clientes e pequena o suficiente para atender às particularidades de cada um deles.

Além disso, o TI deve ainda prestar atenção aos avanços do setor financeiro, que teve uma grande evolução tecnológica no último ano.

Equipe UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.

Deixe uma resposta