Conheça as tendências de mercado para atender as expectativas do seu consumidor.

As novas tendências que surgem constantemente são resultados do atual dinamismo do mercado. Um dos principais fatores que contribui para esse dinamismo é o aumento do nível de exigência dos consumidores. As pessoas estão tendo cada vez mais acesso a todo tipo de informação, e com isso, tornam-se mais conscientes de seus direitos e deveres.

Os consumidores estão exigindo mais informações, responsabilidade e prestação de contas das empresas. Principalmente porque a necessidade de ser ouvido é cada vez maior.

Confira as tendências que devem ganhar ainda mais força em 2017:

Globalização

O consumidor está cada vez mais globalizado e por esse motivo ele espera que as marcas estejam em todos os lugares, que sejam acessíveis. Ele não quer mais esperar uma viagem para comprar determinados produtos que são encontrados em apenas certas redes.

Encantamento

O consumidor não quer mais arriscar e se desapontar no momento da compra depois de tantas decepções compartilhadas. Esta, aliás, é a ocasião em que ele pode fazer suas escolhas e quer ter certeza de que irá receber o que é esperado.

Garantir o encantamento já deve fazer parte da missão de existência da empresa e, por isso, não faz tanta diferença nesta situação, pois o consumidor sabe muito bem o que esperar.

Engajamento

Hoje, mais do que nunca, as marcas deverão se engajar, abraçar causas verdadeiramente e viver seus propósitos na prática. O consumidor agora quer se envolver com quem oferece informação real.

Os consumidores buscam empresas que sejam mais humanas, que entendam as necessidades de seus funcionários, que ofereçam condições de trabalho. As companhias que não adotarem práticas legais correm o risco de serem boicotadas pelos consumidores graças a força da disseminação da informação.

Mapear a jornada do consumidor

Em um tempo em que a experiência é o que realmente importa, as marcas devem estar atentas ao que elas realmente estão entregando para seus consumidores, pois não há espaço para erros. Por isso é importante mapear a jornada do consumidor para tentar encontrar qualquer possível atrito que poderá macular esse momento.

A transparência, inclusive, é uma via de mão dupla neste caso, uma vez que o proprietário também poderá escolher o seu locatário e analisar as avaliações dele e observar se já houve alguma reclamação.

Coparticipação

Os consumidores não querem mais ficar na posição de meros receptores, eles querem participar, trocar ideias e sugerir o desenvolvimento de novos produtos. Com isso começam a surgir itens em que o toque final pode ser dado pelo próprio consumidor.

Entender os anseios deste consumidor que está em constante mudança é fundamental para oferecer produtos e serviços que realmente façam a diferença na vida deles e, para isso, as empresas devem ser humanas, simples, oferecer customização e ter uma comunicação interativa.

Portanto, as organizações precisam estar preparadas para estas mudanças de mercado, buscando atender, melhor que seus concorrentes, as necessidades e os novos desejos de seus consumidores. Para isso, é preciso que elas consigam compreender o que realmente seu consumidor está procurando.

Equipe UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.

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