Saiba porque a Localização é fundamental no Varejo.

O crescimento do varejo no Brasil e a importância de estratégias de localização são assuntos de extrema relevância quando se trata de comportamento de consumo. O papel da intuição na tomada de decisão da localização do varejo ainda é uma questão importante, mas também novos métodos e tecnologias devem ser levados em consideração, incluindo redes e Sistemas de Informação Geográfica que incidem sobre as práticas de localização.

Os novos métodos ajudam no planejamento de localização, ou seja, o uso de dados e informações são necessários. Um elemento significativo destes dados e informações, é o geográfico. Combinado com a política governamental que busca desencorajar o desenvolvimento de lojas de varejo devido aos aumentos dos impostos e as ameaças colocadas por compras através da internet, fizeram com que um número de varejistas reconhecesse a importância de práticas de planejamento de localização.

Hoje em dia, o varejista precisa avaliar o futuro local de maneira objetiva, e levar em consideração uma gama razoável de aspectos. O geomarketing oferece os instrumentos necessários para que essa escolha possa ser feita de maneira assertiva.

O geomarketing é a ferramenta mais assertiva para este tipo de análise, pois centraliza todas as questões relacionadas à localização de um negócio, ajudando a identificar características que sinalizem seu desempenho futuro.

Veja algumas áreas-chave que podem ser otimizadas com o geomarketing aplicado à inteligência de Vendas no Varejo:

A análise realizada a partir do geomarketing possibilita a realização de previsões analíticas que podem indicar a rentabilidade de um determinado local. E isso pode ser aplicado tanto a novas localidades, quanto a locais já existentes, a partir de uma Avaliação do Local. Para cada localização, uma pontuação individual pode ser calculada, o que serve para base de comparação com outras localizações.

Neste sentido, também é necessário realizar uma análise detalhada do perfil populacional do entorno, conhecido também por Análise de Grupos. Mais do que isso, a disputa pelo consumidor pode ser bastante acirrada. Por este motivo, é muito importante que o varejista defina qual é seu público potencial – o que pode ser feito com a ajuda do geomarketing.

Há dois tipos básicos de avaliações que podem ser feitas no Varejo envolvendo indicadores sociodemográficos. A primeira diz respeito ao público-alvo do local, ou seja, moradores do entorno, perfil de trabalhadores que circulam localmente etc. O segundo tipo de abordagem diz respeito ao público-alvo que não pode ser facilmente localizada – compradores ocasionais, e outros tipos de públicos que circulam pelo local além dos que já frequentam a localização habitualmente.

Existem muitas razões pelas quais devemos utilizar essa solução como, por exemplo, para a definição de localidades apropriadas para abertura de um ponto de venda, segmentação e identificação das regiões de maior potencial, mapear territórios com maior concentração de perfis de interesse, análise geográfica da concorrência, localização de clientes e prospects, entre outras.

A Unitfour realiza mapeamento de territórios com maior concentração de perfis de interesse bem como uma análise de mercado estruturada.

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Equipe UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.

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