05 passos essenciais para receber dentro do prazo e evitar a inadimplência.

A inadimplência pode ser causada por diversos fatores: a insatisfação do cliente por ver que o serviço contratado não foi entregue como o combinado, esquecimento da data do pagamento, o cliente não se organizou financeiramente para liquidar todos os valores devidos, dentre outros motivos.

Quando a relação é informal, situação comum para quem presta serviços, fica ainda mais difícil lidar com as contas a receber. Se a relação comercial não está clara, perdem-se prazos, valores e a credibilidade entre as partes.

Por isso, separamos 5 passos essenciais para evitar a inadimplência e receber dos seus clientes dentro do prazo correto.

Seja transparente

Deixe as suas condições da negociação claro ao cliente: o valor total cobrado, as formas e os prazos de pagamento, se é a vista ou parcelado e, especialmente, as consequências caso o seu cliente não pague na data correta. Elas podem ser multas, juros ou mesmo a interrupção do serviço, por exemplo.

Lembre o cliente de pagar

Vale lembrar que muitos clientes simplesmente esquecem a data de pagamento. Envie um lembrete para o seu cliente pelo menos um dia antes do vencimento para lembrá-lo do compromisso que foi assumido. Neste momento, mantenha o tom amigável e vá direto ao ponto. Se possível, automatize este processo e economize tempo com a gestão de recebimentos.

Descubra o que causou o atraso no pagamento

Falha na entrega do serviço, mercadoria com defeito, desorganização e problemas com o fluxo de caixa do cliente? Sabendo a causa do atraso, você terá diversas maneiras de auxiliá-lo e ele perceberá que você não o está cobrando, mas ajudando-o a resolver o problema. Nesse momento, ele passará a enxergá-lo como parceiro e a questão do atraso ficará a um passo de ser solucionada.

Facilite o pagamento

Ofereça diferentes formas de pagamento para o seu cliente. Prefira receber por boletos ou cartões, se possível. Apesar de você pagar uma taxa por isso, a operadora financeira garantirá o recebimento do dinheiro.

Tome cuidado com pagamentos em cheque. Na hora de descontá-los, pode descobrir que a conta do cliente não tem fundos, o que aumenta as suas chances de não receber o dinheiro.

Conheça o histórico do seu cliente

Mantenha um controle financeiro atualizado para analisar o histórico de clientes e identificar aqueles que oferecem maior risco de não te pagar. Se um cliente costuma pagar com atraso, é muito provável que irá atrasar novamente.

Mesmo que você decida fazer uma venda para um cliente com histórico problemático, tente oferecer condições de pagamento menos flexíveis. Vale também consultar o CPF ou CNPJ do cliente, o que pode te dar proteção extra.

Coloque as dicas acima em prática, garanta o aumento de rentabilidade do seu negócio e a inadimplência cairá.

Equipe UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.

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