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Dicas de Sucesso: Formas de fidelizar seu cliente.

Por Equipe Unitfour - 13/12/2016

Se tivéssemos que eleger a maior riqueza dentro de uma empresa, independentemente de seu porte ou segmento, não pensaríamos duas vezes: o cliente fiel. Investir na fidelização de clientes pode te dar muito mais vantagens que aumentar o portfólio de compradores. Clientes esses que com seu potencial de engajamento, funcionam como um núcleo de atração para novos compradores, e disseminam a boa imagem da marca.

Mais que isso, estima-se que manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo, sendo que eles chegam a responder por até 65% de todas as vendas de uma empresa. Mas, afinal, como fidelizar e inspirar seus clientes?

Entenda a importância de investir em seus clientes e confira como fazer isso com cinco dicas essenciais para encantar o comprador.

Se, por um lado, um bom produto ou serviço abre portas, atrai o interesse e te coloca na briga de mercado, por outro, ele não é o suficiente para garantir que aquele cliente jamais ceda às tentações da concorrência. Este é um trabalho de médio a longo prazo e que inclui, além da qualidade do que se oferece, uma estratégia capaz de construir um vínculo afetivo entre a marca e o cliente.

Comece encarando o atendimento como um diferencial. Atenda o seu cliente como ele gostaria de ser atendido!

Mas, afinal, o que é um bom atendimento? Uma boa equipe de vendas não insiste no atendimento ou venda que acha que é o melhor para o cliente. Ela capta os sinais dados pelo futuro comprador e embarca nas suas preferências e necessidades. Até mesmo o tipo de abordagem é definido de acordo com as respostas do cliente. Para isso, além de muita sensibilidade, o vendedor precisa saber calar seus pensamentos, ouvir e se colocar no lugar de quem está comprando.

Saiba que para fidelizar clientes é preciso manter o foco no público certo, portanto, direcione o foco para o cliente certo!

Somente direcionando ações estratégicas de sua empresa para as pessoas certas será possível garantir um atendimento de qualidade.

Na teoria da pirâmide invertida, o cliente se encontra no topo, e para ele são destinados os maiores esforços dentro de uma empresa, ou seja, fidelize seus clientes com o método da pirâmide invertida.

A imagem descrita mostra o papel dos clientes dentro de uma empresa que visa a fidelização: eles são o motivo que justifica todo o trabalho. Aqui o foco não é o produto, nem os processos internos, mas sim o cliente. Isso significa uma cultura empresarial do bom atendimento, que além de visar o relacionamento de qualidade com cada cliente, reconhece o valor de ferramentas como SAC, ouvidoria, segmentação em marketing, entre outros.

Dê aos seus clientes mais fiéis o melhor tratamento VIP. Se os clientes fiéis podem responder por até 65% de todo o faturamento de sua empresa, eles merecem, no mínimo, um tratamento diferenciado. Para isso, invista em ações de relacionamento como descontos e vantagens de um clube de fidelidade, por exemplo.

Toda ação voltada para a fidelização de clientes, seja uma campanha de e-mail marketing, ou o lançamento de um conteúdo exclusivo, pode ser monitorada, sempre.

O monitoramento permite a otimização constante de sua estratégia e, a partir dos resultados de cada investida, você pode reunir cada vez mais informações relevantes sobre seu público-alvo, suas preferências de abordagem ou necessidades. Encare esse processo como um ciclo virtuoso: quanto mais você monitora, mais conhece seu público e maior é a sua capacidade de criar estratégias para fidelizar estes clientes.

Reforce essa estratégia e veja o processo de fidelização de clientes realmente acontecer!

Equipe UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.