Transforme dados em resultados

Para quem busca crescer em tempos de crise, é primordial saber como prever o comportamento do cliente e reverter a perda de base.

Já se discutem estratégias concretas para diminuir as perdas nos negócios e voltar a crescer, apesar do atual cenário econômico do país. A análise preditiva pode ser uma grande aliada nesse jogo, principalmente em setores como varejo e serviços.

Os modelos preditivos combinam inteligência de mercado, conceitos de marketing e ciência dos dados. Em um ambiente dinâmico é possível traçar padrões de comportamento e de respostas dos clientes. Por meio de funções matemáticas aplicadas, as empresas conseguem identificar padrões ocultos e prever o que poderá ocorrer.

As operadoras de telefonia móvel são um exemplo prático que ilustra esse conceito. Um dos principais problemas nesse segmento é a taxa de cancelamento, conhecido como churn rate e estancar essa perda de clientes é de extrema importância, usando o modelo preditivo como um aliado nesse desafio.

Cruzar informações como perfil de cada cliente e análise das reclamações efetuadas, por exemplo, agregado ao grande volume de dados que a operadora tem em sua base, permite aprender e criar novos padrões. O modelo preditivo atua nessa camada mais profunda que proporciona um nível maior de acerto em relação à taxa de cancelamento, prevendo esse tipo de comportamento.

Como em todas as estratégias de marketing, é necessário saber extrair dos dados o melhor que eles podem oferecer, pois, grande parte da jornada do consumo de uma série de produtos passa pelo online e isso abre janelas de oportunidades para a análise preditiva.

Conte com algumas dicas valiosas que transformarão seus dados em resultados:

Analise o histórico: Uma análise de histórico dos usuários já existentes dará pistas úteis sobre o nível do relacionamento e satisfação da base para evitar perdas.

Use dashboards: Um ponto de partida que irá ajudar na definição dos melhores modelos preditivos é o acesso a dashboards e dados atualizados em tempo real para que seja possível traçar rapidamente ações necessárias para o monitoramento desses dados com disciplinas complementares.

Antecipe-se ao seu usuário: Ajustes de preços, nas ofertas de serviços ou a criação de promoções são ações importantes que podem ser acionadas para reverter tendências e se antecipar diante de um determinado comportamento por parte de seus clientes. Ao analisar padrões de comportamento de usuários e prever futuras reações é possível estabelecer estratégias que diminuam as reclamações e a consequente perda dos clientes.

Equipe UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.

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