• Página inicial
  • /
  • Destaque
  • /
  • A importância de realizar o score na tomada de decisões e na qualificação dos clientes.

A importância de realizar o score na tomada de decisões e na qualificação dos clientes.

Criar um ambiente baseado em dados e fatos vai além da importância que as empresas devem priorizar na alocação de tempo e recursos para efetivar a transformação e conquistar resultados. Especialistas discutem ferramentas estatísticas que preveem o comportamento do consumidor e apoio nas decisões estratégicas para televendas.

Adotar a política de score permite anteceder uma análise de cliente em modelos estatísticos e buscar um conjunto de informações de confiança dos melhores consumidores potenciais para determinada oferta ou serviço. Trabalhar sem esse modelo representa um custo maior para a organização para obter um mesmo resultado de vendas.

Quando uma empresa opta por não utilizar as ferramentas estatísticas disponíveis no mercado, acaba atuando muito na experiência e no feeling de seus colaboradores, porém, o grande problema é que o comportamento dos clientes muda. Sem uma métrica para acompanhar essa evolução, as tomadas de decisões podem ser tardias e imprecisas, dessa forma, um bom score precisa ser acompanhado de sabedoria em sua aplicação.

De acordo com o Gabriel, sócio-fundador da Unitfour, o score é uma estratégia que se encaixa com o perfil de todas as empresas que adotam televendas. “Entretanto, o nível de importância que a empresa deve dar para o score varia de acordo com o produto que está sendo oferecido. Se a empresa trabalha com bens de consumo de baixo valor, o score não interfere tanto na finalização da venda quanto se fossem bens duráveis de alto valor”.

Em sua opinião, um trabalho estatístico com aprimoramento dos modelos diante de cada operação pode gerar ganhos relevantes para a empresa. “No momento de crise em que vivemos, precisamos ser criativos e astutos para errar menos, minimizar custos e aumentar a produtividade. Esses são exatamente os objetivos dos modelos de score”.

Um dos processos mais importantes na estratégia de vendas é a utilização de score. É preciso definir como serão alocados os recursos, a intensidade para maximizar os resultados e elaborar um banco de dados organizado. A ausência de score faz com que as empresas tratem todos iguais, não diferenciando aqueles com maior propensão daqueles com pouca ou nenhuma.

Um exemplo aplicado na prática é que as empresas que não utilizam o score poderão acionar cerca de mil clientes de diversas tentativas e por diversos canais. Já uma empresa que usa o score vai usar os canais mais adequados em 300 ou 400 clientes que concentram os 20% que se transformarão em venda. Ambas têm o potencial de atingir os 200, mas quem usa score alcança o resultado mais rápido e com menor custo.

Você também vai gostar de:


Equipe UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.

Deixe uma resposta