Inadimplência já atinge 50% das empresas brasileiras

Atualmente existem cerca de 4,4 milhões de empresas no Brasil com dívidas em atraso. De acordo com um levantamento realizado pela Serasa em 2016, o número de empresas inadimplentes no Brasil bateu recorde em abril, superando o mês de junho do ano passado, quando cerca de 3,8 milhões de empresas estavam negativadas. O volume atual de dívidas atrasadas já soma R$ 105,6 bilhões.

Quase metade das empresas inadimplentes contam com quatro dívidas ou mais (48,5%), seguida de empresas com apenas uma dívida em atraso (29,9%), e aquelas com duas pendencias financeiras (13,3%), as companhias com três dívidas atrasadas são minoria (8,3%).

Economistas se preocupam com a inadimplência das empresas e afirmam que “O quadro recessivo que se instalou na economia brasileira desde o ano passado afeta diretamente o ritmo dos negócios e, por consequência, a geração de caixa por parte das empresas. Além disto, a crescente elevação dos custos financeiros (taxas de juros mais altas) e de mão-de-obra (salários crescendo acima da produtividade) impõe maiores dificuldades financeiras para os negócios”, disseram os analistas em nota.

Deixe uma resposta