Consumidores utilizarão o 13º para pagamento de dívidas

Uma pesquisa realizada pela ANEFAC (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), afirma que neste ano os brasileiros estão mais preocupados em quitar as dívidas e 74% dos entrevistados pretendem utilizar o 13º para sair do vermelho.

O resultado da mesma pesquisa feita no ano passado informa que 68% pretendiam quitar seus débitos, um crescimento de 8,8%. As dívidas do cartão de crédito estão em primeiro lugar com 44%, seguida de 39% do cheque especial e 7% do financiamento bancário. “Os números indicam elevação do endividamento dos consumidores por causa da redução da atividade econômica, elevação da taxa de juros e inflação mais alta.” afirma a associação.

A pesquisa também informa que apenas 8% dos entrevistados pretendem utilizar o 13º para as compras de natal, uma queda de 27,3% em comparação ao ano passado. Já outros 8% utilizarão para pagar suas contas de início de ano como IPVA, IPTU e compras de material escolar, mas apenas 2% irão poupar seu 13º investindo em poupanças e fundos de renda fixa.

Foram entrevistados 1.037 consumidores de diversas classes sociais. Os assalariados aguardam o pagamento da primeira parcela até o dia 30 de novembro e a segunda, até o dia 20 de dezembro.

Conheça mais:

Deixe uma resposta