A mudança do marketing digital com a chegada do botão “dislike” do Facebook.

O Facebook hoje é a maior rede social utilizada no Brasil, onde milhões de pessoas compartilham informações diariamente, e a forma mais fácil de comunicação entre a empresa e seu cliente. A ferramenta estimula a venda a partir de feedbacks positivos compartilhados por amigos ou desconhecidos, assim como a interação com a empresa a partir de um comentário ou mensagem em sua página.

Em uma palestra realizada dia 15 de setembro na sede do Facebook em Menlo Park na Califórnia, o CEO da empresa Mark Zuckerberg apresentou a proposta do botão dislike (não curti) para a rede social. Mark explicou que existe uma necessidade de expressar pensamentos além do curtir, “Há mais sentimento que as pessoas gostariam de expressar do que os positivos ou de que elas gostaram de algo”. Atualmente a ferramenta é muito utilizada para divulgação de marcas e produtos, a cada post curtido por um usuário o Facebook armazena dados filtrando as próximas postagens a aparecer na timeline, com a inclusão do botão “não curti” as postagens com maiores números negativos poderiam facilmente deixar de aparecer na timeline dos usuários, diminuindo a divulgação da marca.

O botão “não curti” tornaria mais fácil a reprovação do público a determinado produto, pois não seria necessário gastar minutos escrevendo uma reclamação na pagina da marca, que em certos casos acabam excluídos ou bloqueados pelo administrador da empresa, “Isso porque é mais fácil clicar em um botão que escrever um comentário negativo” diz Gabriela Levy, da Endeavor . Qualquer pessoa em questão de segundos deixa registrado sua insatisfação, e com apenas um clique a postagem passaria a dividir o público em “satisfeitos” e os “não satisfeitos” como em uma pesquisa de mercado.

Por outro lado empresas deixariam de investir fortunas em produtos novos que acabam sendo rejeitados por seus clientes, o retirando de produção. É a forma mais fácil de expor sua opinião no local mais visualizado e compartilhado da internet, mudando todo o nosso marketing digital, um botão que trará vantagens e desvantagens, exigindo cuidado e critério para postagens futuras.

Conheça mais:

Deixe uma resposta