5 Dicas para evitar a inadimplência no seu negócio

Para os microempresários o efeito da inadimplência tem um peso enorme, pois o simples fato do atraso nos pagamentos pode acarretar a diminuição no fluxo de caixa, assim levando ele a recorrer aos empréstimos bancários. Elaborar uma estratégia robusta para proteção do cliente e também do empreendedor é de vital importância para estes que visam um lucro efetivo. Abaixo iremos destrinchar elementos importantes que ajudarão você a ter um plano eficiente, continue lendo o panorama de inadimplência no país e também algumas estratégias e ferramentas para evitar ocorridos assim na sua empresa.

O seu negócio está preparado para a inadimplência?

Infelizmente é um fator que todo empresário tem que colocar no planejamento, pois é um fato capaz de acontecer a qualquer momento. São diversas situações que acarretam esse tipo de problema, um fator externo aparentemente incontrolável, mas que existem algumas maneiras de diminuir o impacto.

Uma pesquisa feita pela empresa Serasa Experian nos municípios com mais de 1000 habitantes revela que existem diversos níveis de inadimplentes. Foram avaliadas dívidas com mais de 90 dias no valor igual ou superior a R$200 e foi constatado que existem 35 milhões de pessoas endividadas, representando 24,3% da nossa população.

São números que devemos ficar de olho para elaborarmos estratégias que visam diminuir impactos negativos do fator de inadimplência.

Como ela afeta o negócio?

Fazer uma venda de nossos produtos e serviços na maioria das vezes não são tarefas fáceis, não é mesmo? E quando conseguimos fechar uma negociação não significa que fizemos uma venda efetiva, essa é caracterizada pela confirmação do pagamento.

Às vezes quando fechamos algum tipo de acordo ou estamos com o saldo no “azul” é criado uma miopia financeira, que nos impede de encarar a inadimplência com mais seriedade e esquecemos de aplicar estratégias eficazes para diminuir esse problema.

Com o saldo no “azul” pode parecer pouco, mas a longo prazo afetará o caixa e empresas que estão dependendo de entrada de dinheiro sentirão o efeito de imediato.

Quais as dicas para evitar esses problemas?

Aqui seguem algumas dicas e ferramentas que vão ajudar a diminuir os impactos de inadimplência.

1 – Análise de Crédito: analisar o crédito antes de vender para um cliente é um ponto fundamental para que sua estratégia de venda e formas de pagamento sejam eficientes.

Uma das ferramentas que poderá lhe ajudar a ter esse controle fazendo uma análise completa do perfil do cliente é o InTouch, ferramenta robusta com um banco de dados que atenderá a demanda que você necessita.

2 – Conhecer o Cliente: é necessário que o seu negócio saiba diferenciar os bons e maus pagadores, dói dizer isso, mas eles existem.

Ferramentas de CRM para cadastro de clientes em bancos de dados são muito eficientes e não tem valor elevado.

Ferramentas de gerenciamento de vendas, como Forseller atendem uma demanda alta para controle da sua equipe de vendas, sendo possível conhecer cada detalhe da venda.

3 – Dados atualizados: você deve ter o seu controle próprio, ou seja, um sistema para consulta e atualização de informações dos clientes. Hoje em dia não dá para controlar tudo em papel ou planilhas e para te ajudar com isso, conte com a UnitFour! Temos soluções ideais para este tipo de sistema.

4 – Sem nota Fiscal? Jamais! A nota fiscal é uma arbitrariedade, pois ela vai proteger o seu negócio e o cliente também. É uma norma que deve ser seguida, pois é lei! É um aparo legítimo que vai proteger todas as partes e se o cliente ficar devendo, você tem como provar de forma legal.

5 – Sistema de Segurança: setor de cobrança, esse é o nome para Sistema de Segurança quando falamos de inadimplência. Isso só tem utilidade quando fazemos todos os passos citados acima, por isso repetimos “Organização” é o fator principal para o sucesso.

Tentamos destacar para você alguns fatores essenciais para ter sucesso em suas estratégias de venda e avaliação de crédito, a fim de ter mais lucros e abrir novas formas de pagamento de forma segura para o seu negócio.

A UnitFour possui ferramentas que vão contribuir muito para que você implemente estratégias anti-inadimplência. Fale já com nossa equipe!

Conheça mais:

Deixe uma resposta