O planejamento financeiro faz a diferença nas férias de Julho.

Falta menos de um mês para os recessos escolares e talvez para as tão sonhadas férias de meio do ano, mas você já fez o seu planejamento financeiro para não passar apertos durante a viagem?

Os períodos de alta temporada nem sempre são uma boa ideia para viajar por conta de transito nas rodovias e grandes filas em aeroportos. Porém é possível realizar um planejamento e evitar triplicar os gastos durante este período.

O especialista em turismo e sócio-fundador da Encontre Sua Viagem, Henrique Mol alerta que a programação financeira é o primeiro passo para realizar uma viagem. Por isso, é importante cuidar da maioria das decisões com antecedência, para aproveitar descontos oferecidos por hotéis, companhias aéreas e agências de viagem. “Procurar horários alternativos de voos também pode contribuir para ter um bom desconto”, afirma Mol, por meio da assessoria de imprensa.

Além disso, é preciso avaliar todos os custos, pois uma viagem sem critérios pode comprometer a renda e atropelar todas as finanças do resto do ano, transformando as tão sonhadas férias em um pesadelo com dívidas e aborrecimentos.

A internet e sites de avaliação de hotéis, pousadas e resorts são uma ótima alternativa para checar as instalações dos estabelecimentos e a opinião de alguns frequentadores, pois permite encontrar boas dicas, pechinchar e definir roteiros de acordo com o seu bolso.

Em viagens também é importante evitar o uso do cartão de crédito, pois o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos e Valores Mobiliário (IOF) é de 0,38%. Já em transações com cartão de crédito ou pré-pago o valor é de 6,38%. O ideal é levar dinheiro em espécie e ir planejamento as compras de lembrancinhas, refeições e passeios, além de manter uma reserva para emergências.

Apesar do gasto ser maior para quem está planejamento uma viagem, os gastos também podem aumentar para quem optar por ficar em casa. Por conta da grande permanência em casa, as contas de água, luz e telefone podem sofrer um aumento e é importante estar em alerta. Além disso, o custo dos alimentos também sofre um pequeno ajuste no período de férias, o que pode comprometer o orçamento do mês. No caso de aproveitar as férias na cidade, é importante procurar por passeios e atividades gratuitas ou optar por programas mais acessíveis.

 

 

Deixe uma resposta