O Big Data está mudando o mercado?

Muitas empresas estão em busca de implementar soluções de tecnologia para lidar com todas as informações digitais que precisam organizar e armazenar. Principalmente para agilizar e gerar análises mais precisas, utilizando essa inteligência para a tomada de decisões estratégicas.

Como o mundo dos negócios está a todo o momento em evolução, o Big Data é a solução que pode interagir neste cenário atual. De acordo com um estudo publicado pela consultoria Gartner, cerca de 49% das empresas já apostam nesta ferramenta como a porta para novos negócios. Em contrapartida, o restante das empresas ainda não possuem conhecimentos suficientes sobre o tema ou sobre suas aplicações. Sendo assim, o que é Big Data?

Todos os dias trocamos diversos e-mails e realizamos milhares de transações, o que resulta em uma grande quantidade e variação de informações e o Big Data está altamente conectado com elas. Podemos defini-lo como um conjunto de dados, que necessitam de ferramentas capazes de lidar com o seu volume, variedade e velocidade e assim transformá-los em informação relevante, com veracidade e valor para as empresas.

A grande questão do Big Data é que não basta apenas ter dados, o importante é saber usá-los e, principalmente, compreender os motivos que levam este conceito a contribuir para o cotidiano de grandes e pequenas empresas, governos e demais instituições.

A frase “Informação é poder” tem muito sentido quando se trata de Big Data, pois se uma empresa souber como utilizar os dados que tem em mãos, poderá entender como melhorar um produto, como criar uma estratégia de marketing mais eficiente, como cortar gastos, como produzir mais em menos tempo, como evitar o desperdício de recursos, como superar um concorrente, como disponibilizar serviços para um cliente especial de maneira satisfatória e assim por diante. Segundo o The Economist Intelligence Unit, 42% das empresas já utilizam o recurso para identificar e segmentar clientes. Planejamento financeiro e vendas também estão entre alguns dos usos da ferramenta.

Para Gabriel Teixeira, Sócio-Diretor da Unitfour o Big Data é uma ferramenta muito poderosa e é tão grande quanto a sua análise, “Aos poucos a ferramenta vai se tornando cada vez mais importante, pois ajuda as empresas a realizarem uma análise de todos os dados que são gerados diariamente e aplica-los em diferentes áreas, colaborando na gestão, análises estratégias, fins lucrativos e até para a melhoria dos nossos produtos. São necessários profissionais qualificados para que possamos gerar uma vantagem competitiva com o recurso, mas entender a experiência do usuário e principalmente saber utilizar os dados coletados pode facilitar a tomada de decisões e impactar os negócios”.

Veja mais:

Deixe uma resposta