6 passos para sua empresa lidar com crises hídricas

Boa parte dos brasileiros sentiu na pele a crise hídrica, e muitos perceberam pela primeira vez o real valor da água. O reflexo da crise alcançou também as empresas, que começaram a adotar medidas de prevenção para a economia de água assim como o armazenamento, já que segundo a ANA, Agencia Nacional de Aguá, a água do sistema Cantareira que abastece São Paulo irá durar até novembro, a esperança é que chova duas vezes mais no período úmido, ate lá a economia é necessária.

Existem medidas simples para acabar com o desperdício em sua empresa tais como:

 

1. Faça uma vistoria

Peça auxílio de um profissional para realizar a vistoria de encanamentos antigos, válvulas da descarga e torneiras com gotejamento. Essas avaliações podem economizar milhares de litros. No início a mudança pode ser um valor consideravelmente alto, mas é um recurso que segundo o Gabriel Teixeira Sócio Diretor da Unitfour, retorna a longo prazo através da economia na conta de água e da conscientização dos funcionários.

 

2. Aproveite a água da chuva

Instale canos no teto da empresa que levem para um tanque, assim a água armazenada pode auxiliar na limpeza da empresa e regar os jardins.

 

3. Lavagem a seco

A lavagem de um carro com a mangueira pode gastar até 1000 litros de água, hoje existem no mercado produtos específicos para lavagem a seco, um frasco da solução custa em torno de 15 reais e pode ser usado em até 3 veículos

 

4. Treinamento

Promova pequenas reuniões com os seus funcionários para conversar sobre o desperdício e como isso pode ajuda-los em suas residências. Espalhar pequenos avisos em áreas comuns como cozinha e banheiro também são de grande ajuda.

 

5. Pontos para a empresa

Uma empresa preocupada com o meio ambiente se mostra consciente de suas atitudes e também dos gastos, sendo assim mostra maior credibilidade aos seus funcionários, parceiros e clientes.

 

6. Aproveite a luz do dia

Se possível deixe as persianas abertas para o sol iluminar o ambiente e evitar as luzes acessas. Caso a sua empresa possua um pequeno jardim não o deixe somente como decoração, coloque alguns bancos para os seus funcionários interagirem durante o dia seja em seu horário de almoço ou uma breve reunião, dessa maneira é estimulado o contato com a natureza e a economia de outros ambientes, como menos luzes acessas.

Veja mais:

Deixe uma resposta