4 Dicas para não surtar com as contas de início de ano

Ano novo, vida nova e logo o que recebemos são contas e mais contas, acabamos ganhando uma dor de cabeça nova com o IPTU, IPVA e o material escolar. … Mas seguindo um orçamento bem organizado e planejando com cuidado, essa fase se torna tranquila para aproveitar melhor o restante do ano e cumprirmos as promessas de ano novo. Separamos algumas dicas do Rafael Albuquerque pós graduado em Administração pela PUC – SP com experiência no mercado financeiro e atual Diretor Comercial da Unitfour.

Planeje com antecedência

Crie categorias para todas as suas contas. Dessa maneira é mais fácil se planejar ao longo do ano; Mapeadas as contas, provisione parte dos recursos mensais para estar preparado para as contas de início de ano;

Pague IPTU e IPVA à vista

O ideal é pagar à vista. Mesmo o desconto sendo pequeno (4% para IPTU e 3% para IPVA) é uma parcela a menos para pagar ao longo do ano. Nenhuma aplicação rende mais do que o desconto concedido.

Cuidado com cobranças indevidas

Com base na lei n° 9.870/1999 que trata do valor total das anuidades escolares entre outras questões, a cobrança de matrícula é indevida. A matrícula já deve estar diluída nas parcelas ao longo do ano. Caso seja necessário, recorra aos órgãos de defesa do consumidor.

Material Escolar

O ideal é pesquisar as lojas antes de comprar, a diferença de valores entre as lojas é significativa.

Deixe uma resposta